Abertura lotou o Centro Histórico com cultura popular e atrações locais.
Nesta quinta-feira(1), a capital paraibana abriu a programação da maior prévia carnavalesca do mundo, o Folia de Rua! O Ponto de Cem Réis pegou fogo ao receber o bicho maluco beleza mais carismático do Nordeste: Alceu Valença. O artista apresentou clássicos como Morena Tropicana e reverenciou a animação do público paraibano que entoou as mais belas letras num coro de emocionar.
(Foto: divulgação)
Ao lado de Alceu, artistas paraibanos abrilhantaram ainda mais a festa com shows inesquecíveis: Yuri Carvalho, Renata Arruda e Diana Miranda apresentaram um repertório de carnaval para deixar ninguém parado. Houve, também, apresentação da Orquestra de Frevo e dos tradicionais Ursos.
O evento contou com a presença de todo o corpo diretivo da Associação Folia de Rua, bem como representantes municipais nas figuras do secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, do presidente da Funjope, Marcus Alves e do vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que celebra a parceria da Prefeitura Municipal com a Associação: “O prefeito Cícero sempre menciona que está junto e está perto das pessoas que pensam na cidade, e a Associação Folia de Rua é um desses que pensam na cidade, para fomentar o turismo, o emprego a renda […] eu só tenho agradecer à Associação, à Assembleia Legislativa, à Câmara Municipal e a todos os parceiros que contribuem para fazermos uma festa grandiosa como essa não poderia ser diferente”, disse Léo.
O vice-prefeito ainda reiterou a importância do trabalho da Associação Folia de Rua na manutenção e fomento das tradições pessoenses e disse, ainda, que pretende dar continuidade a esta parceria.
Para Marcus Alves, presidente da Funjope, todo trabalho e investimentos direcionados ao setor cultural geram resultados incontestáveis ao turismo e ao comércio na capital paraibana. “A gente mobiliza a rede de hotéis, motoristas de aplicativos, táxi e mercados. A gente mobiliza a parte técnica da produção de uma festa como essa, que gera emprego e renda para as pessoas de João Pessoa e atrai turistas para novos negócios. É a economia criativa acontecendo e promovendo desenvolvimento econômico a partir da Cultura”, explica Marcus.
Durante a cerimônia de abertura, a direção da Associação Folia de Rua anunciou uma parceria inovadora com a Empresa Paraibana de Comunicação: a disponibilização da programação em braille. Essa iniciativa visa ampliar o acesso e o interesse de um público ainda mais diversificado, reafirmando o caráter inclusivo e democrático do magnífico Carnaval de João Pessoa. “Acreditamos que todas as pessoas têm o direito à informação e de acompanhar as atividades desta bela celebração cultural que é o Folia de Rua e o Carnaval de João Pessoa. A missão da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) é integrar socialmente, permitindo que todos participem ativamente da riqueza cultural de sua cidade”, ressaltou William Costa, Diretor de Mídia Impressa da EPC.
No palco, as imagens foram direcionadas ao associado e fundador do bloco Baratas dos Bancários, Josia Paz, que se emocionou ao receber as honras ainda em vida, de acordo com ele. O Rei e Rainha do Folia de Rua 2024, Walter Luiz e Sandra Belê, foram coroados pela diretoria da Associação. Eles performaram canções em homenagem ao povo paraibano e à cidade e reforçaram a importância de tal reconhecimento.
(Foto: divulgação)
Outros blocos também marcaram o início das atividades da Associação Folia de Rua. Confete e Serpentina, Anjo Azul, A Cueca, Folia Cidadã, Bloco do Pinguim e Bloco Piratas dos Bancários garantiram a animação em outros eixos pela cidade.
A programação do Folia de Rua 2024 segue até o domingo de carnaval (11) e conta com inúmeros blocos e trios elétricos em quase vinte bairros de João Pessoa. Para conferir a programação completa, acesse: foliaderua.com/programacao
ASCOM FOLIA DE RUA
(83) 99920-1080 | MALU LUCENA
(83) 99670-0960 | DUDA GUERRA
foliaderua2024@gmail.com