Bloco ACORDA MIRAMAR

Município: João Pessoa – PB
Ano de criação: 1992
Organizador e fundador: Flávio Eduardo “Fuba”.

 

 

O bloco Acorde Miramar surgiu no ano de 1992, sem a intensão de se tornar um bloco carnavalesco, o que não demorou muito a acontecer. O que antes era um grupinho de foliões esperando a chegada da quarta-feira de fogo para o desfile das Muriçocas do Miramar, se transformou em um bloco que arrasta milhares de foliões que vem de todos os recantos da cidade.

O acorde Miramar tem esse nome por sair sempre na meia noite da quarta-feira de fogo, dia em que há o desfile das muriçocas do miramar, eles têm como objetivo acordar o bairro do Miramar, anunciando a chegada do carnaval. Apesar de o desfile só sair à meia noite, os foliões se concentram desde as 20h da terça-feira na Praça das Muriçocas.

Os carnavalescos chegam de todos os lados, e há quem realmente traga a aparência, que deu um pulo da cama para cair na folia; vestidos com pijamas, meias e arrastando travesseiros e lençóis pela avenida. O grupo de foliões só quer aproveitar ao máximo o dia que está apenas começando.

E assim, acordando os moradores do bairro com uma serenata de centena de vozes, cantando serenata, ao som de violões, e tocando antigas marchinhas de carnaval, o bloco vem cumprindo todos os anos a missão de anunciar a chegada da quarta feira de fogo. O mestre Fuba puxador oficial do Bloco das Muriçocas do Miramar explica “Circulamos por todo o bairro com orquestras e grupos de cultura popular espalhando o espírito da alegria do Carnaval”.

Fuba destaca “Uma das coisas mais legais do Acorde é essa simplicidade, as pessoas vão chegando, se juntando, trazendo seus violões, sem necessidade de muita estrutura”. Aos poucos, uma nova geração vai participando ativamente do bloco. Para Mayara Gonçalves, filha do puxador Fuba, a principal característica do bloco é a participação familiar. “As pessoas brincam o carnaval em família e elas são de todas as idades, de todas as classes sociais e conseguem participar da mesma alegria, sem cordão de isolamento, sem abadás. Uma verdadeira festa para todos”, ressalta.

Pular para o conteúdo