Bloco as cuecas
Município: João Pessoa – PB
Ano de fundação: 2004
O Bloco As Cuecas foi criado em 2004 por um grupo de amigos e admiradores do cantor e compositor pessoense Livardo Alves da Costa que havia falecido dois anos antes. O nome do clube faz uma referência à música “Marcha da Cueca” de autoria do paraibano.
A agremiação tem como objetivo, além de prestar uma justa homenagem à Livardo, divulgar suas músicas que não são tocadas nos meios de comunicação. Entre as composições do artista estão frevos, sambas, xotes, xaxados e baiões. Suas canções contêm uma grande carga de informação e sentimentos para as pessoas com quem ele sempre conviveu e o prestigiou.
Além da famosa “Marcha da Cueca”, sucesso absoluto nos carnavais do país, Livardo Alves compôs e gravou mais de trezentas músicas. Outra grande canção foi escrita em parceria com Orlando Tejo, chamada de “Meu País”, gravada inicialmente por Flávio José e depois por Zé Ramalho.
No ano de 2016, em sua décima segunda edição, o Bloco As Cuecas novamente homenageou e prestigiou esse grande cantor e compositor, levando alegria a todos os brincantes que participaram do Folia de Rua em João Pessoa.
A concentração do Bloco As Cuecas ocorre a partir das 19h, na Praça Rio Branco, no Centro de João Pessoa. No mesmo local são vendidas as camisas da agremiação carnavalesca.