Bloco cordão do frevo rasgado
Município: João Pessoa – PB
Fundação: 1996
Idealizador: Lis Albuquerque
O bloco foi fundado em 1996 pelo cantor e compositor Lis Albuquerque. A ideia surgiu a partir da música do mesmo nome que tem parceria com o poeta Antônio Arcela, e que também foi ganhadora de um festival realizado pela Fundação Espaço Cultural (FUNESC), em 1987.
No início, o bloco saía nas ruas estreitas da praia de Camboinha no período de veraneio, quando a família e os amigos do cantor se reuniam para festejar o sol e o reinado de momo. Porém, com a necessidade de preencher novos espaços dentro da cidade de João Pessoa, o bloco ficou itinerante por três anos, saindo no Pavilhão do Chá, na Praça Venâncio Neiva, depois na Praça Dom Adauto/ Praça do Bispo, e finalmente na Praça do Mag Shopping, em Manaíra, local onde se concentram e saem até hoje.
O bloco tem o compromisso de resgatar a cultura do carnaval em forma de músicas, orquestras de frevo, passistas, bichos, ala ursas, papangús, entre outros. Consolidado pelo público, o Cordão do Frevo Rasgado vê aumentar a cada ano o número de foliões.
A agremiação virou uma referência no bairro de Manaíra, atraindo também a atenção de pessoas de outros bairros. O que chama a atenção do bloco são os participantes de todas as idades que dançam ao som do frevo, com as famosas sombrinhas, e curtem um carnaval tradicional e familiar.