Bloco portadores da folia
Município: João Pessoa-PB
Local da concentração: Avenida Cabo Branco, final da Beira Rio.
Ano de criação: 28 de novembro de 1993
O Bloco Portadores da Folia foi criado pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD) e atrai, em cada edição, cerca de 3 mil pessoas entre deficientes, familiares e funcionários da instituição; além de integrantes de outras entidades de pessoas com deficiência.
É considerado um dos blocos mais animados e criativos do Folia de Rua, e que atua com uma proposta de inclusão social nos festejos de Momo. A integração dos Portadores da Folia começa no dia anterior ao desfile, com a prévia carnavalesca, na ocasião são escolhidos o rei e rainha do bloco, a disputa é animada por marchinhas e frevos e o casal escolhido comanda o desfile no dia seguinte.
O bloco tem uma banda na concentração, esquentando os foliões, e outra durante o desfile, que é coordenado por uma grande equipe da FUNAD. Todos os servidores se envolvem, desde o processo criativo das fantasias, adereços e estandartes. O desfile atrai também instituições parceiras, moradores da cidade e turistas que vão prestigiar a manifestação na orla da capital, todos ficam contagiados com a alegria e os exemplos de superação dados pelos integrantes do bloco.
Segundo Marcone Barbosa, um dos fundadores do Bloco, O Portadores da Folia faz parte de uma das principais atividades da FUNAD. Ele acrescenta “Ele atua como inclusão social, um espaço onde as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possam brincar o carnaval com segurança e dignidade”.