Nota de Repúdio ao Projeto de Lei do vereador Marcílio HBE que tenta privatizar a festividade na Via Folia.

A Associação Folia de Rua entidade cultural responsável por uma das maiores prévias carnavalescas do planeta vem em nome dos seus blocos associados , convidados, colaboradores e público em geral repudiar veementemente a tentativa de PRIVATIZAÇÃO da festividade na Via Folia!

O Projeto de Lei 017/2023 de autoria do vereador Marcílio HBE, empresário que há pouco tempo comprou o Bloco dos Atletas, propõe a criação de um comitê gestor para o corredor da folia na Av. Epitácio Pessoa, espaço fundado e consolidado no calendário cultural oficial da cidade pela Associação Folia de Rua entidade que é Patrimônio Cultural e Imaterial de João Pessoa e que há 30 anos promove o pré carnaval da capital.

A proposta do senhor vereador empresário visa enfraquece r uma associação carnavalesca fundamental para o fomento d a cultura e identidade local e aniquila r o conceito de carnaval multicultural , público, democrático e inclusivo , que é reconhecido em todo Brasil, para ser substituído p or uma micareta, privilegiando um modelo de carnaval privado , excludente e sem compromisso com a cultura local, o qual a sociedade pessoense e paraibana rejeita.

O Carnaval pessoense é uma expressão cultural rica e histórica, com caráter popular, que une pessoas de diferentes origens em celebrações de alegria, música e dança, através das mais variadas linguagens artísticas e culturais. E a gestão do pré carnaval pela Folia de Rua promove de forma descentralizada a geração de emprego e renda para artistas, grupos culturais, micro, pequenas, médias e grandes empresas, profissionais liberais, trabalhadores autônomos, ambulantes e demais categorias de informais.

É inaceitável que um representante eleito p elo povo utilize seu cargo para promover a segregação e desrespeito às tradições que fazem parte do nosso tecido social. O papel de um vereador é legislar em prol do bem estar e da garantia de direitos essenciais para população, e não patrocinar a exclusão do povo ao acesso a cultura em nome do lucro de meia dúzia de empresários do ramo do entretenimento.

Nós que defendemos a valorização da diversidade cultural e o fortalecimento das relações entre a o s diferentes atores , grupos e manifestações presentes em nossa cidade conclamamos a bancada de vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa, a utilizar o poder investido pelo povo para barrar essa tentativa de cercear o acesso à cultura e alijar a Associação Folia de Rua de sua legitimidade como entidade realizadora dos festejos pré carnavalescos da cidade.

Ressaltamos a importância de preservar e promover eventos como o nosso Pré Carnaval, que celebram a nossa identidade e contribuem para a coesão social. Contamos com o apoio de todos os segmentos culturais para que se somem a essa luta pela valorização da cultura Juntos resistiremos e superaremos essa e qualquer tentativa de apagamento de nossa história .

ASSOCIAÇÃO FOLIA DE RUA
João Pessoa, 23 de agosto de 2023.