A programação continua até o domingo(11) no Centro Histórico da capital paraibana
Com o objetivo de descentralizar os eventos carnavalescos, o Folia de Rua invade quatro bairros de João Pessoa neste sábado, 10 de fevereiro, marcando o início da despedida das ruas em 2024. O dia inaugural da celebração teve início no Bairro da Torre, onde o emblemático bloco “Elefante da Torre” completou 28 anos de existência, carregando consigo uma série de homenagens emocionantes. Doze pessoas nascidas no próprio bairro, entre homens e mulheres, foram agraciadas com essa honraria especial durante o desfile. Sob o comando musical de Kojak do Banjo, Preto Neto e a vibrante Orquestra Porta do Sol, o bloco exalou energia e alegria pelas ruas. Flauber Santos, presidente do “Elefante da Torre”, compartilhou sua felicidade ao ver o bloco mais um ano desfilando pelas ruas: “A sensação é de resgate para nossos ancestrais do bairro da Torre.”
(Foto: divulgação)
A programação do Folia de Rua deslocou-se para o coração do Centro Histórico de João Pessoa, onde o Bloco “As Raparigas de Chico” assumiu o protagonismo e comemorou seus 13 anos de criação. Embalados pelos acordes da Orquestra de Frevo Sanhauá, DJ Frontt, Grupo Voz Ativa, O Bordel de Chico com Dio Ferraz, Mayra Montenegro, Humano Melo & Convidados e Pollyana Resende, a festa em homenagem a Chico Buarque reverberou pelo icônico Ponto de Cem Réis. Com uma atmosfera vibrante e repleta de referências ao legado musical do renomado artista brasileiro, o bloco levou os foliões em uma jornada de energia e alegria contagiantes. Etelvina Fernandes, coordenadora do bloco “As Raparigas de Chico”, compartilhou suas impressões sobre a festividade: “O bloco mais poético da cidade saiu às ruas com muita força, e tenho imensa gratidão pelo tempo e pela potência que ele criou.”
Indo à praia, quem contagiou o público no bairro do Bessa foi o Bloco Boi do Bessa que agitou o público, acompanhado pela energia contagiante da banda Metal Leve, Felipe Alcântara, Orquestras Gambiarra, Mestre Quimba e Paraíso Tropical. Há três décadas desfilando, o autêntico bloco reafirma sua presença com um boi adornado por chifres em formato de caju, em uma mensagem de protesto e conscientização
ambiental na região. Clóvis Jr, presidente do Bloco Boi do Bessa, destacou que os verdadeiros homenageados do bloco são o frevo e a valorização da cultura popular. Expressou também o sentimento de ver o bloco desfilando pelas ruas mais um ano: “Devemos isso à luta e à gestão da Associação Folia de Rua, que trabalha em parceria com os blocos, ressaltando a potência dos bairros.”
Para encerrar o dia com chave de ouro, o Bloco Vaca Morta, em sua 21ª edição, trouxe toda a agitação para o bairro do Padre Zé. Os moradores foram brindados com performances dos cantores Val Valim, Gil Junior, além de uma animada apresentação da Orquestra de Frevo. Marcos Antônio, presidente do Bloco Vaca Morta, compartilhou a tradição que se estabeleceu em seu bairro em torno dessa festividade, e expressou seu sentimento ao ver tudo isso se concretizando: “É uma alegria imensa proporcionar aos moradores do bairro a oportunidade de brincar o carnaval perto de suas casas. Sinto que estou contribuindo para a cultura não só da cidade, mas também do nosso querido bairro.”
(Foto: divulgação)
A programação do Folia de Rua 2024 está perto de se despedir e segue até o domingo de carnaval (11). Para conferir a programação completa, acesse: foliaderua.com/programacao
ASCOM FOLIA DE RUA
(83) 99920-1080 | MALU LUCENA
(83) 99670-0960 | DUDA GUERRA
foliaderua2024@gmail.com